Dados do município

História

Fundada em 12 de maio de 1791 Guaraciaba do Norte é uma cidade brasileira do estado do Ceará, a 320 km de Fortaleza, que se ergue a uma altitude de 902,40 m. É sede de um município com 534,72 km² em cujo território vive um total de 40. 784 habitantes (densidade demográfica: 65,52 h./km²). O município é limitado a Norte por Carnaubal, São Benedito e Graça, a Leste por Reriutaba e Ipu, ao Sul por Croatá e Oeste pelo Piauí. Cidade de clima frio e agradável e com povo acolhedor como é comum no estado do Ceará. Tem bons restaurantes, hotéis e pousadas. Excelente para férias e fins de semana para quem gosta de paz e contato com a natureza. A cidade é uma grande produtora de produtos alimentícios, principalmente horticultura de tomate repolho e assemelhados. O município é um bom produtor de cana de açúcar, tendo vários engenhos para beneficiamento da cana e a produção de derivados da mesma como rapadura, mel, batida, etc. Destaca-se também na produção de alimentos orgânicos, principalmente na horticultura. O município tem bonitas cachoeiras. Gentílico: guaraciabense. <br/> Fonte: MAPEAMENTO CULTURAL DE GUARACIABA DO NORTE-CE.<br/> Coordenação: Eliésio Gomes Mesquita.<br/> Pesquisa: Eliésio Gomes, Agentes mapeadores do Projeto Eu sou Cidadão Amigos da Leitura e do projeto Agente Jovem.

Cultura

Religiosas: Há festejos de caráter religioso dos primeiros, se destacam a Procissão de pessoas na véspera da Semana Santa, Senhor Morto e Ressurreição, na semana Santa, Procissão do Santíssimo (dia 20 de junho) e finalmente encerrando todas as festividades comemora-se dia 15 de agosto com solene procissão a Festa da Padroeira (Nossa Senhora dos Prazeres) de 05 a 15/08. Festas Folclóricas: Juninas (Circuito Junino), O Pré Carnaval mais tradicional da região, Grupos de Capoeira, Tae Kwon Do, Dança, Teatro, Feira do Artesanato (FEGUART).

Economia

Setor de Produção: Economia Agrária (Cultivo de cana de açúcar, banana, café, abacate, manga, limão e laranja, verduras orgânicas, mandioca, milho, feijão, tomate, mamona, fumo, melancia e jaca) Setor de Serviços: Comércio, Bancos, Informática e Turismo. IDH: 0,629 PNUD/2000. PIB: PIB (IBGE/2010) R$ 964.602,75 PIB per capita (IBGE/2020) 15.609,13

Características geográficas
Altitude

902,40 metros.


Área

611,46 Km².


Clima

Frio com média anual de 18 graus.


Densidade


População

População aproximada de 40.784 habitantes (IBGE-2020).


Relevo e solo

O relevo é planalto da Ibiapaba. O seu território é constituído de terras argilosas nas serras, e arenosas nos sertões. Quase todo montanhoso e pedregoso. Existem grandes áreas de boa fertilidade onde predomina o cultivo de hortaliças, frutas e a criação de animais. Os solos dessas áreas ficam próximos aos rios Piau e Inhuçu, que compõem a bacia hidrográfica do Poti. As áreas restantes, que formam o carrasco, tem média fertilidade e é boa produtora de milho, feijão, mandioca dentre outras culturas de sequeiro.


Hidrografia

Rio Inhuçu, com afluente no setor do Buriti, Rio Piau.


Subdivisão


Vegetação

Carnaubal, babaçual e regulares reservas de florestas de cedro, paraíba e outras madeiras de lei. barro (argila) e pequenos animais silvestres.